Noticias

2ª Conferência Nacional de Juventude





"Iniciou ontem, 09 de dezembro a 2ª Conferência Nacional de Juventude com o tema: "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos". No parque das Cidades, no pavilhão de eventos a etapa nacional da conferência de juventude acontece com a presença de mais de 800 delegados(as) e uma média de 500 convidados(as) vindos(as) de todos os cantos do país. São índios(as), quilombolas, negros(as), homens, mulheres, juventude LGBT, movimentos sociais, pastorais juvenis religiosas, deficientes, entre outras especificidades da diversidade juvenil estão reunidos(as) em Brasília/DF para discutirem as conquistas dos direitos das juventudes e o desenvolvimento do Brasil."



Ler o texto na íntegra. Clique Aqui!
______________________________________________________________________



Pesquisa: Sexualidade Juvenil. O discurso sobre a sexualidade no espaço escolar.



A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo suas preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual. Ao tratar do tema Sexualidade Juvenil, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente a vida, a saúde, e a educação, que se expressa desde cedo no ser humano.

Esses e outros questionamentos estão sendo abordados nessa pesquisa que tem como foco identificar qual prática sexual existente no espaço escolar e como a escola tem encarado esse assunto.
O que os/as jovens pensam a respeito desses assuntos? Quais influências na vida dos/as mesmos/as esses fatores contribuem? O que levam adolescentes e jovens a decidirem por iniciar sua vida sexual com 16 anos de idade, por exemplo? O que se passa na cabeça desses/as jovens ao se depararem em situações diversas, terem amigos/as homossexuais, por exemplo?

Essa pesquisa está sendo desenvolvida numa escola estadual do ensino médio, com alunos/as de 2º e 3º ano no turno da manhã.

Em breve será lançado um livro com o resultado dessa pesquisa. Aguardem!!!


_______________________________________________________







  • Entrevista na Rádio Surubim AM

No dia 26 de Julho de 2010, José Aniervson foi entrevistado pela equipe de militantes da Pastoral da Juventude de Surubim no Programa Vinde e Vede da Rádio Surubim AM, sobre sua Pós-Graduação em Juventude Contemporânea.
Na ocasião, foi perguntado a respeito de sua opinião sobre a Redução da Idade Penal e sobre o Extermínio de Jovens.
No programa, falou também da atuação do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ e dos seus projetos.
Concovou todas as pessoas a se juntar as Pastorais da Juventude na campanha em defesa da vida dos jovens como forma de contribuir para a diminuição da violência e do descaso com os jovens no nosso Brasil.
Contou-lhes também a respeito de sua experiência com outras culturas, outros povos, novos conceitos e vários profissionais no atendimento a adolescentes e jovens em nosso País.

Abaixo, alguns momentos da entrevista.


Renato (Secretário da PJ na Paróquia de São Sebastião),
Júlia (militante da PJ em Surubim) e José Aniervson na entrevista.







____________________________________________________________


  • Lançamento do Livro: Juventude versus Trabalho, o que resta da sociedade contemporânea para essa classe social

“...Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a sua vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz.”
Trecho da música Guerreiro Menino
(um Homem Também Chora)
Composição: Gonzaguinha

No dia 09 de janeiro/2011 na Solenidade de Inauguração da Sede Administrativa do Instituto de Protagonismo Juvenil (IPJ) foi lançado o Livro Juventude versus Trabalho, fruto de uma pesquisa realizada pela Pastoral da Juventude de Surubim na ocasião da realização da Semana da Cidadania 2010. A pesquisa, foi coordenada pela PJ e assessorada Por José Aniervson, especialista em Juventude. O material produzido foi uma análise técnica da conjuntura atual da condição juvenil dentro do mercado de trabalho no município de Surubim - PE. O texto foi produzido na proposta de subsidiar estudos e referências sobre juventude na região e está sendo disponibilizado na Sede da Instituição, à Rua Cônego Benigno Lira, s/n, 1º andar, Centro, Surubim-PE. Ficará também disponível no CADO (Centro de Arquivos e Documentos sobre Juventude Rodrigo Barbosa) no mesmo endereço.

Maiores informações: ipj@juventudeprotagonista.org.br

____________________________________________



  • I Seminário Nacional da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens
Falar da temática da presença da juventude no universo violento da sociedade, ou da violência social na vida da juventude é questão fundamental para se começar um discurso acertado sobre as causas e conseqüências dessa morte juvenil, cada vez mais precoce. O que será mais coerente dizer, que são os jovens que mais matam, ou são eles os que mais morrem? São os jovens vítimas das violências, ou são eles produtores de violências? Quais fatores existentes no cenário atual da nossa sociedade que contribui para a violência juvenil, tanto de sua produção ou como alvo dela?


Nenhum comentário:

Postar um comentário