Pesquisas

Cyber boys: navegando rumo ao prazer


Esta pesquisa que ainda está em desenvolvimento visa analisar o perfil dos Garotos de Programas que prestam serviços em comunidades virtuais em especial as salas de bate papos da UOL. A pesquisa está sendo realizada pelo Núcleo de Pesquisa Diversidade.com do Coletivo Uttopia 21. Os pesquisadores responsáveis por esta pesquisa são: José Aniervson e Dayse Alvares.



Maiores informações sobre o Núcleo de Pesquisa. Clique Aqui!


__________________________________________________________




Diagnóstico Sociopolítico de Surubim

Esta foi uma pesquisa encomendada pela Prefeitura Municipal de Surubim por ocasião da realização do II Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2009-2012.
A pesquisa objetivou levantar as Políticas Públicas consideradas para a infância e juventude no município de Surubim, tanto executadas pelo governo tanto quanto pelas instituições da sociedade civil.
Além de verificar os impactos de cada política pública e/ou social a pesquisa também pode verificar quais ideias a população usuária dessas políticas tinham a este respeito.
A pesquisa (diagnóstico) conta em sua estrutura com informações a respeito dos projetos e programas desenvolvidos pelas secretarias municipais e pelas instituições sociais.
A mesma foi desenvolvida pelo IPJ com uma equipe de 5 profissionais sob a coordenação e orientação do Pesquisador José Aniervson.

Baixar o Relatório. Cliqque Aqui!
Baixar o Anexo de Fotos. Clique Aqui!


__________________________________________________________



Perfil Sócio-Cultural e Religioso da Juventude do Agreste Setentrional de Pernambuco e regiões

Esta pesquisa que teve inicial no final de 2010 e se encerrou no início de 2011 procurou levantar consideradas informações a respeito da juventude e seu perfil social, cultural e religioso nas cidades do Agreste de Pernambuco e circunvizinhas. 
A pesquisa apresentou um questionário online. 
O resultado dessa pesquisa pode ser acessada no site do IPJ.

Para fazer o download da pesquisa: Clique Aqui!
_______________________________________



Sexualidade Juvenil: o discurso sobre a sexualidade no espaço escolar

Esta pesquisa realizada no segundo semestre de 2011 na Escola Maria Cecília Barbosa Leal em Surubim/PE quis levantar considerados temas a respeito da sexualidade entre os alunos do ensino médio da rede pública de ensino. O resultado da pesquisa foi uma publicação online (pdf.) das discussões levantadas durante a pesquisa bem como a análise científica dos dados.
Algumas perguntas foram importantes para a elaboração dessa pesquisa, tais como:


O que levam adolescentes e jovens a decidirem por iniciar sua vida sexual com 16 anos de idade, por exemplo?
O que se passa na cabeça desses/as jovens ao se depararem em situações diversas, terem amigos/as homossexuais, por exemplo?
O que os/as jovens pensam a respeito desses assuntos?
Quais influências na vida dos/as mesmos/as esses fatores contribuem?


O Livro online está disponível para download no site do IPJ. Para ter acesso ao mesmo: Clique Aqui!


________________________________________



Jovem versus Trabalho: o que resta da sociedade contemporânea para esta classe social 


Esta pesquisa pública realizada no início de 2010 por ocasião da Semana da Cidadania da PJ com o tema "Trabalho para a Vida, não para a Morte" resultou na publicação de uma cartilha a respeito das condições de Emprego, Desemprego e Subemprego da juventude surubinense. O material se encontra disponível para download no site do IPJ e também disponível para distribuição gratuita na sede do Instituto.

Acessar o material. Clique Aqui!