7.31.2012

Sentimentos e Sentidos, isso faz mover meu mundo


Hoje resolvi escrever um pouco mais a respeito da minha experiência aqui no IICD, Michigan. Em poucos dias faço 3 meses que já estou me permitindo viver uma nova vida e uma nova experiência. Isso está me fazendo mais forte, sem dúvida alguma. Sinto-me cada dia mais forte porque procuro trabalhar com minhas fraquezas diariamente, inclusive com a incapacidade de olhar no outro e descobrir que nele há mais de mim escondido do que dentro de mim mesmo. Procuro trabalhar também com o desejo da renuncia de mim mesmo. Parei e pensei um dia, se eu desistir de mim mesmo, estarei deixando para trás não apenas os meus sonhos, mas os sonhos e projetos de vida de tantas outras pessoas que lançaram mão delas em mim e investiram tempo, confiança e também dinheiro, este último não menos importante.
Nestas horas em que a gente para um pouco e consegue refletir sobre nós mesmos, conseguimos perceber o quanto podemos ser importantes para nós, para o outro e para a natureza, como um todo. Conseguir imaginar sua vida sendo despendida dia a dia na labuta de estranhos não é tarefa fácil quando o que aprendemos desde a pré-escola é que precisamos cuidar para que nossa fortuna cresça mais do que a do nosso vizinho. Partilhar de sonhos e de sentimentos é muito difícil e me parece que mais difícil ainda é refazer estes para (re)significar os de outras pessoas que não possuem o mesmo código genético que o nosso.

O dia a dia no IICD tem me mostrado que eu posso sempre fazer um pouco mais daquilo que eu achava que era o meu limite. Isso em todos os sentidos. Desde a tentar cozinhar quando nunca havia feito isso antes a respirar fundo e não “explodir” quando outra pessoa faz um comentário a seu respeito e isso soa como negativo dentro de nós. Todas essas experiências, desde a de cortar grama pela manhã ou a de juntar todo o lixo e descarregar em um grande container, é sempre enriquecedor quando é possível enxergar qual meu papel nessa grande atmosfera que faz respirar a vida.

O desejo (ou vontade) de voltar ao Brasil e retornar a vida que levava antes é sempre menor quando olho para frente e consigo enxergar que eu poderia contribuir para o sorriso de ao menos mais uma criança na África. Isso não é suficiente, eu sei, mas é o que meu coração me convida a fazer. E ouvir o coração, já me disseram, antes,  é o bastante. Não dá para se iludir e achar que eu serei a solução dos problemas da África, mas também não posso desacreditar que minha parcela de contribuição seja tão insignificante a ponto de não fazer diferença ao menos dentro de mim mesmo. Se o contato com esta nova cultura não for capaz de melhorar a mim mesmo então nada mais poderia ser capaz, pois apenas o contato com o outro, com o diferente, é que podemos vislumbrar a nossa própria evolução interior.

Hoje, estou mais forte do que ontem, eu sinto. Porém, o que me torna forte não é apenas o desejo de ficar e o olhar adiante com foco na África. Outras coisas são somadas nesse “carrinho de mercadorias” que vou adicionando a cada dia. Os amigos, por exemplo, que vamos fazendo a cada dia são respostas as nossas fraquezas, pois se é verdade que “quando eu me sinto fraco aí é que sou forte” é certo que os nossos amigos, embora sejam novos, são capazes de dar novo significado as nossas experiências e opções de vida. Ao menos essa verdade poderia ser dita absoluta se tratando de mim mesmo.

Enfim, o importante é perceber que a cada dia me sinto mudado e se isso é tão positivo ou negativo, ainda não sei. O que sei, é que isso só dependerá de mim e da minha capacidade de dar sentido as minhas experiências, sejam elas positivas ou não para outros amigos. Cada experiência tende a ser única e se ela for única para mim, amanhã eu quero provar uma nova coisa, pois na vida o que importa é somar resultados e acumular respostas e dar a cada uma delas sentido e expectativas ímpares. Uma a uma.

IICD - Dowagiac, MI, USA - 31 de Julho de 2012.

4 comentários:

  1. Anônimo16:09

    muito interessante seu exemplo de Vida Aniervson! Sou Mikale Gomes,ex-aluno seu do curso Introdução á Politicas oublicas para juventude turma °2. lembra? espero que sim,kk"!
    pois bem,estou lhe dando á maior foça nessa tua caminhada, apresento vc á Deus em minhas orações para que algum dia tudo o que vc vier á fazer seja recompensadas por Deus.
    Forte abração'!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mikael,

    É claro que eu recordo de você. Que tê-lo por aqui também. Obrigado pelas palavras. Espero que estejas bem!
    Sucessos a todos nós!

    Abraços Fraternos...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo04:27

    Oi eu sou Aucione, aspirante Maristella.

    Fiquei emocionada ao ler seu corajoso depoimento, fico encantada com sua coragem e disponibilidade de cuidar do bem estar do próximo, e isso é o que realmente importa. A certeza de que cada dia está se renovando com a felicidade de servir, é maravilhoso. Meu querido quando você fala: “Não dá para se iludir e achar que eu serei a solução dos problemas da África, mas também não posso desacreditar que minha parcela de contribuição seja tão insignificante a ponto de não fazer diferença ao menos dentro de mim mesmo.” Tenha plena certeza de que só sua presença, já é de grande importância, pois assim mostrará que tem um povo corajoso e ousado como Jesus,porque não só presisa de coragem mas de ousadia para que tudo aconteça. Que Deus te proteja e te guarde, te dê força e perseverança, pois você tem a sorte que muitos queriam ter, inclusive eu, de poder fazer missão na nossa Mãe África.
    Minha congregação está unida a você em oração.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aucione,

    Fico feliz por suas palavras...
    Sinto a presença dessa juventude forte brasileira que tanto amo, junto de mim diariamente.
    Obg pelas orações!

    ResponderExcluir