8.11.2012

Dia Internacional da Juventude

Derramar a própria Juventude



Me recordo que ano passado, por esta mesma ocasião eu escrevia um texto retratando um pouco do Dia Internacional da Juventude enquanto assumia a Presidencia do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ, na cidade de Surubim, estado de Pernambuco, Brasil. Hoje retorno a escrever algo, com meus próprios punhos para celebrar a memória desta data tão importante para nosso planeta.


Hoje estou em uma outra realidade, em um outro estado, em outro país, procurando viver essa Juventude que acredito não ser o futuro e sim o presente. Estou procurando viver todas as palavras que sempre falei nas diversas vezes que subi em um palco e falei para um grupo de lideranças juvenis, estou procurando viver a força juvenil que sempre falei que "movia o mundo".

Por ocasião do Dia Internacional da Juventude, celebrado hoje, dia 12 de Agosto, me alegro por fazer parte de uma instituição que procura diariamente promover o protagonismo juvenil de todas as formas e reúne de forma "mágica" jovens de todos os tipos e de todas as bandeiras e consegue fazê-los sentarem todos juntos numa mesma ciranda e "cantar a beleza de ser um eterno aprendiz". Tudo isso me orgulha e me faz acreditar ainda mais na minha juventude e na Juventude.

Daqui alguns meses estarei indo a África "derramar" minha juventude naquele solo que foi tão desgastado pela ambição dos jovens do passado e pelos predadores do futuro. É na crença dessa juventude que estou procurando viver e "gastar" todos os meus dias, pois não existe nada mais belo do que encontrar-se com aquilo que você acredita. 

Se há um ano atras, quando escrevia para celebrar o Dia Internacional da Juventude, eu me alegrava e felicitava os jovens pela sua bravura e coragem, hoje escrevo para me alegrar e partilhar a minha alegria com toda a juventude dizendo que me fiz mais jovem pela causa do povo, que sempre foi aquela pela qual lutei (e luto). Para mim não teria forma mais humilde de dizer neste dia da juventude que me alegro em ser jovem e fazer parte dessa multidão, sem que eu estivesse do lado de cá do planeta, esgotando minha fonte juvenil para oportunizar tantas outras pessoas que não possuem nenhuma ou quase nenhuma expectativa de vida e nem de morte, pois até parece para alguns que a morte é algo muito superior às suas próprias condições e toda insorte do mundo causa a sua sobrevivência.

A mim e a todos os jovens os parabéns pela conquista desta data que não representa apenas uma resolução da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 1999, mas está acima de toda compreensão, ativismo, protagonismo e intensão das juventudes.... representa e/ou procura integrar toda a experiência interior da juventude, seja ela qual for a cor, a raça, a nacionalidade, a classe, endereço... ou seja o que for... apenas pelo simples fato de ser jovem. Isso basta!

Parabéns a todos(as) nós!!!


Por José Aniervson Souza dos Santos
Dia Internacional da Juventude
12 de Agosto de 2012
em Chicago, IL, USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário