10.19.2012

Documentário "A educação proibida"

Documentário produzido por jovens argentinos procura discutir o tradicional modelo de educação. Com acesso on-line gratuito, é uma obra impactante para repensarmos o papel da escola.



Que crianças e que jovens estão sendo formados nas escolas? Que valores e conhecimentos carregam? A escola é realmente um espaço educativo? Com estas e outras preocupações, um grupo de jovens argentinos viajou por oito países ibero-americanos para produzir um documentário que contribua com reflexões sobre o modelo tradicional de educação.
O resultado dessa viagem é o filme A educação proibida (em espanhol, La educación prohibida), que está disponível gratuitamente on-line e em formatos de distribuição livre, que podem ser reproduzidos em casa, na escola e até em salas de cinema.
Esta produção independente, com a participação de mais de 700 pessoas, traz diversas experiências educacionais e a opinião de professores e teóricos interessados em repensar a educação promovida atualmente nas escolas. Um dos diretores da película, German Doin, de 24 anos, diz que a escola precisa se democratizar profundamente: “Muitas vezes, o que acontece nas aulas não coincide com o que se espera dos alunos. Isso ocorre porque a escola mantém uma estrutura rígida, que impõe ideias e se esquece de promover as experiências de vida”.
Apesar de o áudio ser em espanhol, é possível ativar legendas em português. O filme tem duas horas e meia de duração, mas vale a pena reservar um tempo para assisti-lo atentamente, em casa ou mesmo em reuniões de professores.



Fonte: http://www.mundojovem.com.br/noticias/a-educacao-proibida

Nenhum comentário:

Postar um comentário